Agende a sua Consulta Presencial ou por Telemedicina

Levei uma queda dentro de casa e caí em cima do braço (direito). Fui ao médico ortopedista, fiz radiografia e ultrassom do braço (ombro). Foi diagnosticado rompimento subtotal do tendão supra espinhal.. Faço fisioterapia. Quais exercícios são recomendados? Tenho 74 anos. Precisa cirurgia? Obrigada.

Em todo paciente com mais de 40 anos vítima de uma queda sobre o ombro é recomendado a realização de uma ressonância magnética para descartar uma ruptura do manguito rotador, conjunto de músculos que recobrem a cabeça do úmero, do qual o supraespinhal faz parte.

Através da ressonância permite-se avaliar o grau de ruptura da lesão parcial (ou subtotal). Lesões maiores do que 50% de espessura são de indicação cirúrgica, pois costumam ter pouca resposta com o tratamento fisioterápico e podem evoluir até a ruptura completa, causando desconforto. A fisioterapia consiste em analgesia (ultrassom, crioterapia e TENS) e fortalecimento do manguito rotador e da cintura escapular.

Em uma paciente de 74 anos, deve-se levar em consideração o grau de limitação e dor que a doença impõe e se há presença ou não de patologias que possam contra-indicar a cirurgia (AVC, infarto, coronariopatia…).

Se a dor incomoda e não houve sucesso com a fisioterapia, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.

| Resposta por Dr. Rafael Patrocínio
Compartilhe

Posso ajudar?

Telemedicina para Ortopedia

Envie sua mensagem