O que é Tendinite do ombro?
A síndrome do impacto ou síndrome de colisão do ombro (Tendinite), caracteriza-se por um conjunto de sintomas relacionados a dor no ombro. Recebe esse nome porque, ao elevar o braço, os tendões que compõem o manguito rotador, principalmente o supraespinhal, impactam na borda anterior e lateral do acrômio, um osso que forma o teto do espaço nos quais esses tendões se localizam (espaço bursal).
Em pessoas que tem um acrômio mais curvo, como mostrado na figura abaixo, as chances de impacto são maiores. O impacto repetitivo desencadeia um processo inflamatório, que acaba por envolver a bursa, a sinóvia e os tendões (daí o termo bursite, sinovite e tendinite).
Quando a inflamação é crônica, pode acontecer uma ruptura desses tendões, piorando o quadro de dor e gerando prejuízo nos movimentos no ombro, principalmente o de levantar o braço.
- Os sintomas dessa síndrome são:
- Dor no ombro e na face lateral do braço;
- Dor ao dormir sobre o ombro;
- Dor noturna;
- Dor ao elevar o ombro acima da cabeça;
- Dor ao pentear o cabelo;
- Dor ao abotoar o sutiã ou coçar as costas;
Qual o tratamento?
O tratamento inicial inclui medicações antiinflamatórias e fisioterapia para diminuir a dor e fortalecer os tendões acometidos. Exames de imagem como RX e ressonância do ombro ajudam a firmar o diagnóstico e a excluir outras doenças do ombro.