O que é Ruptura do Manguito Rotador?
Os músculos do manguito rotador são formados pelo subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Juntos são responsáveis por permitir que a pessoa possa pegar um objeto acima da cabeça, escovar o cabelo, coçar as costas ou arremessar um objeto.
Recebem a denominação de “manguito rotador” devido ao fato de recobrir a cabeça do úmero como um capuz ou coifa, permitindo movimentá-la em rotação interna e externa e elevação.
Em pacientes jovens, que utilizam o ombro de forma repetitiva em atividades acima da cabeça, é comum o aparecimento de inflamação nesses tendões devido à síndrome do impacto (explicada no tópico anterior).
Quais os sintomas?
Os sintomas de um tendão rompido são os mesmos da tendinite do ombro, porém começa a haver algum grau de perda de força quando a ruptura tendinosa é grande.
São sintomas comuns:
- Dor no ombro e na face lateral do braço;
- Dor ao dormir sobre o ombro;
- Dor noturna;
- Dor ao elevar o ombro acima da cabeça;
- Dor ao pentear o cabelo;
- Dor ao abotoar o sutiã ou coçar as costas;
- Perda de força para executar atividades com o braço acima da cabeça.
Qual o tratamento?
Diferentemente da tendinite, a ruptura total desses tendões não cicatriza por meios convencionais, sendo necessário tratamento cirúrgico quando bem indicado.
O tratamento conservador está indicado em pacientes com rupturas parciais menores que 50% da espessura do tendão. Pacientes com rupturas parciais maiores que 50% da espessura do tendão podem ser candidatos à cirurgia quando o tratamento conservador não melhora o quadro de dor. Pacientes ativos, com rupturas tendinosas completas são fortes candidatos à cirurgia.