Agende a sua Consulta Presencial ou por Telemedicina

Osteonecrose da Cabeça do Úmero

Osteonecrose da cabeça do úmero

O que é a Osteonecrose da Cabeça do úmero?

Primeiramente, a osteonecrose da cabeça do úmero caracteriza-se pela morte do tecido ósseo causada pela insuficiência do suprimento sanguíneo. Como resultado, a estrutura óssea da cabeça do úmero torna-se enfraquecida, levando à colapsação da articulação e, eventualmente, ao comprometimento funcional do ombro.

Quais são as Principais Causas?

Embora as causas sejam variadas, a osteonecrose é frequentemente associada ao uso prolongado de corticosteroides, consumo excessivo de álcool, traumas, doenças autoimunes e condições metabólicas. Além disso, fatores genéticos também podem desempenhar um papel significativo.

Como a Condição é Diagnosticada?

Geralmente os especialistas realizam o diagnóstico por meio da história clínica e com exames de imagem, como raios X, ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC). A RM, inclusive, é amplamente recomendada devido à sua alta sensibilidade para identificar alterações precoces no tecido ósseo.

Quais São os Tratamentos Disponíveis?

Os tratamentos para osteonecrose da cabeça do úmero variam dependendo do estágio da doença. A princípio, em estágios iniciais, os profissionais recomendam abordagens conservadoras, como medicamentos e fisioterapia. Em contrapartida, casos mais avançados podem exigir intervenções cirúrgicas, incluindo descompressão óssea associada ao uso de enxerto ósseo.

O cirurgião realiza a descompressão óssea com a finalidade de reduzir a pressão intraóssea e melhorar o fluxo sanguíneo na região afetada. Durante o procedimento, eles criam pequenos canais na área necrosada com instrumentos específicos. Em casos mais graves, os profissionais associam enxertos ósseos ao procedimento, utilizando enxertos autólogos (retirados do próprio paciente) bem como sintéticos. Nesse sentido, esses enxertos ajudam a estimular a regeneração do tecido ósseo e a proporcionar suporte mecânico à articulação.

Dessa maneira, o uso combinado da descompressão com enxertos tem mostrado resultados promissores na prevenção da progressão da doença, especialmente em pacientes jovens e em estágios iniciais. Além disso, estudos indicam que essa abordagem pode atrasar ou evitar a necessidade de artroplastia total do ombro.

Como Prevenir a Osteonecrose?

Podemos alcançar a prevenção principalmente através do controle dos fatores de risco. Isso inclui a moderação no uso de álcool, o uso racional de corticosteroides e o tratamento adequado de condições subjacentes, por exemplo.

Conclusão

Portanto, a osteonecrose da cabeça do úmero é uma condição multifatorial que pode impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Apesar disso, quando diagnosticada e tratada precocemente, as complicações podem ser minimizadas e a função do ombro pode ser preservada.

Em razão disso, agende sua consulta com um ortopedista especialista em ombro e cotovelo hoje mesmo e volte a viver sem dor!


Referências

  1. Ficat, P., & Arlet, J. (1964). “Necrosis of femoral head ischemia: a new theory”. Clinical Orthopaedics and Related Research.
  2. Mont, M. A., & Hungerford, D. S. (1995). “Non-traumatic avascular necrosis of the femoral head”. The Journal of Bone and Joint Surgery.
  3. Steinberg, M. E., et al. (1995). “Avascular necrosis of the humeral head”. Journal of Shoulder and Elbow Surgery.
  4. Cruess, R. L. (1978). “Steroid-induced osteonecrosis of the humeral head”. Clinical Orthopaedics and Related Research.
  5. Hernigou, P., & Beaujean, F. (2002). “Osteonecrosis due to corticosteroids”. Clinical Orthopaedics and Related Research.

Compartilhe
Rafael Patrocinio - Doctoralia.com.br

Posso ajudar?

Telemedicina para Ortopedia

Envie sua mensagem