Artroscopia
O que é?
Artroscopia é um procedimento de alta complexidade, capaz de diagnosticar e tratar doenças das articulações (ombro, quadril, joelho, tornozelo e punho) de forma minimamente invasiva, por meio de pequenas incisões de cerca de 1cm.
Através dessas incisões materiais especiais são inseridos no ombro do paciente:
- Ótica: permite visualizar a articulação ou bursa e projetar a imagem aumentada cerca de 30 vezes em um vídeo;
- Equipo com bomba: insufla a articulação do ombro com uma solução (soro fisiológico por exemplo), permitindo ampliar o campo de visão e através de uma pressão negativa tamponar vasos sanguíneos que possam vir a sangrar;
- Cânulas: são responsáveis por manter o canal por meio do qual os materiais são passados do meio externo para o meio da articulação, permitindo fazer a irrigação e a passagem desses materiais sem sofrer interferência de tecidos.
- Lâminas: são materiais semelhantes a uma broca de dentista e permitem realizar o procedimento de “raspagem” dos tecidos e proeminências ósseas (lâmina óssea ou de partes moles – “shaver”);
- Ponteira de radiofrequência: é um tipo de cautério utilizado para parar o sangramento e limpar estruturas;
- Âncoras: são pequenos “parafusos” introduzidos dentro do osso. São carregados com fios de alta resistência que através de pinças especiais permite trazer o tendão ou o ligamento de volta para a posição original.
Com o envelhecimento e com a cronicidade do processo inflamatório, o tendão pode romper lentamente, o que gera dor e incapacidade. Os traumas sobre o ombro também podem causar graus variáveis de ruptura, principalmente em pessoas com mais de 40 anos.
Qual a vantagem em relação à cirurgia aberta?
A vantagem está relacionada a:
- Melhor resultado estético;
- Menor índice de infecção;
- Possibilidade de diagnosticar e tratar outras lesões concomitantes que não são capazes de ser vistas pela cirurgia aberta;
- Cicatrização e recuperação mais precoces.
Quais doenças do ombro podem ser tratadas por artroscopia?
- Síndrome do impacto refratária ao tratamento conservador;
- Rupturas parciais e totais do manguito rotador;
- Tendinite bicipital;
- Luxação do ombro;
- Luxação acrômio-clavicular;
- Lesão SLAP;
- Cistos paralabrais.
Artroplastia
O que é?
Artroplastia é a substituição da articulação, geralmente por um componente protético. Também pode ser de ressecção ou de superfície (resurface). Pode ser total, quando envolve a substituição da glenóide e da cabeça do úmero ou parcial (apenas cabeça do úmero); cimentada ou não-cimentada.
Quando está indicado a cirurgia?
O uso da artroplastia do ombro na prática médica está indicada nos casos de:
- Artrose avançada;
- Osteonecrose da cabeça umeral;
- Artropatia do manguito rotador,
- Fraturas cominutivas da cabeça umeral
- Perda óssea da cabeça umeral > 40%.